terça-feira, 15 de agosto de 2017

INFORMAÇÕES SOBRE O VI CONGRESSO NACIONAL DO PSOL E O VI CONGRESSO DO PSOL MINAS - 2017




Companheiras e companheiros,
Este ano acontecem o VI Congresso Nacional do PSOL e os congressos estaduais.
O VI Congresso Nacional do PSOL será realizado nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2017, na cidade de Luziânia, entorno do Distrito Federal.
O VI Congresso Estadual do PSOL Minas será realizado nos dias 28 e 29 de outubro de 2017, em Belo Horizonte. No dia 28, acontecerá um ato político e o credenciamento iniciará às 19h e encerrará às 22h. No dia 29, iniciará o debate das pautas congressuais e o credenciamento será reaberto das 08h às 12h.
O período de realização das plenárias municipais para retirada de delegados e delegadas começa no dia 19 de agosto e encerra no dia 01 de outubro de 2017.
As plenárias municipais devem ser convocadas com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência, e comunicadas, no mesmo prazo, à Comissão Organizadora Nacional, através de e-mail (6congresso@psol50.org.br) com cópia para a Comissão Estadual (6congressopsolmg@gmail.com), que fará a divulgação pelo site nacional do congresso.
É permitida a realização de plenárias intermunicipais, desde que aprovadas pela respectiva Comissão Organizadora Estadual e deverão ser solicitadas com 15 dias de antecedência à Comissão Organizadora Estadual e Nacional.
Em municípios com direito à realização de mais de uma plenária, apenas uma delas poderá ser intermunicipal. Os municípios com direito a apenas uma plenária, caso optem pela realização de uma intermunicipal, não poderão realizar outras plenárias.
Como saber o número de plenárias que cada município pode realizar?
Para calcular o número de plenárias do partido foi considerado o número de eleitores de cada município:
-   municípios com menos de 200mil eleitores e menos de 300 filiados – 1 plenária;
-   municípios com menos de 200mil eleitores e mais de 300 filiados – 2 plenárias;
-   municípios com mais de 200 mil eleitores ou mais de 1000 filiados – 4 plenárias;
-   municípios com mais de um milhão de eleitores – 5 plenárias.
Como devem ser convocadas as plenárias municipais e intermunicipais?
A comunicação sobre as plenárias deve ser informada até às 16h para à Comissão Organizadora Nacional, através de e-mail (6congresso@psol50.org.br) com cópia para a Comissão Estadual (6congressopsolmg@gmail.com) para que a mesma seja inserida e divulgada no site do 6º Congresso no mesmo dia. As comunicações enviadas após este horário serão colocadas no site somente no dia posterior, consequentemente o prazo será contado a partir da referida divulgação.
A convocatória deve informar o endereço completo e detalhado do local da plenária, com indicação de ponto de referência, bem como conter um ou mais números de telefones de militantes.
A alteração de data e/ou horário só será admitida uma única vez, desde que comunicada com no mínimo cinco dias de antecedência à Comissão Organizadora Nacional e respectivas Comissões Estaduais. A nova data deverá respeitar o critério de antecedência de no mínimo 10 dias à realização da plenária.
Serão permitidas as realizações de até cinco plenárias municipais e/ou intermunicipais por estado, no mesmo dia e num mesmo bloco (Bloco I – 9 às 13h; Bloco II –13 às 18h; Bloco III –18 às 22h).
Como devem ser organizadas as plenárias municipais?
O credenciamento será efetuado mediante apresentação de documento de identificação com fotografia. 
O limite para início das plenárias, ou seja, para a instalação dos trabalhos da mesa, é de 45 (quarenta e cinco) minutos do horário marcado. Não há limite para término das plenárias desde que respeitados os prazos de início e credenciamento.
O credenciamento será encerrado 45 (quarenta e cinco) minutos antes do momento da votação, devendo a mesa dirigente da plenária informar com antecedência de, no mínimo, 10 minutos o horário exato em que será encerrado o credenciamento.
O processo de aferição do quórum para eleição dos delegados (as) aos Congressos Estadual e Nacional se dará no momento da votação da(s) chapa(s) inscrita(s).
Em cada plenária municipal ou intermunicipal haverá uma Lista Oficial de Presença, padronizada e disponibilizada no site do Congresso pela Comissão Organizadora Nacional, que deverá ser assinada no ato do credenciamento das/os filiadas/os.
Toda/o militante tem direito de fiscalização e acesso às plenárias municipais, intermunicipais e estadual, assim como a defesa de teses de seus respectivos representantes.
Haverá teses, contribuições e resoluções também para o VI Congresso Estadual?
Sim. O período para entrega de tese estadual será até o dia 17 de agosto de 2017. A tese não deve ultrapassar 30.000 caracteres e deve ser assinada por pelo menos 30 militantes. Contribuições dos setoriais e teses parciais (versão sobre apenas um ponto de pauta do congresso) não devem ultrapassar 8.000 caracteres.
Como deve ser encaminhada a documentação da plenária municipal e intermunicipal?
Os responsáveis pelas plenárias deverão encaminhar à Comissão Organizadora Nacional (via e-mail ou correio) e à Comissão Organizadora Estadual os seguintes documentos nos respectivos prazos:
1. Lista de presença padronizada, disponibilizada pela Comissão Organizadora Nacional, com as assinaturas dos presentes, ata padronizada da eleição de delegadas/os ao Congresso Estadual contendo o nome dos delegadas/os e suplentes, até 7 (sete) dias após a realização das plenárias;
2. Comprovante de repasse da contribuição congressual, até 15 (quinze) dias corridos antes do Congresso Estadual.
Quem pode votar e ser votado?
A Lista Oficial do 6º Congresso será elaborada e publicada pela Comissão Organizadora Nacional e cada cidade deve imprimir as páginas com seus filiados.
Qual é o quantitativo de filiadas/os para eleição de delegadas/os?
1. As delegadas e delegados para o Congresso Estadual do PSOL serão eleitas/as nas plenárias municipal ou intermunicipais, na proporção de 1 (um) para cada 5 (cinco) filiadas/os eleitoras/es presentes em condições de votar/ser votado, admitida a fração final de 3 (três) presentes após a eleição do/a primeiro/a.
 2. A eleição de delegados/as para o 6º Congresso Nacional do PSOL deverá obedecer à proporção de 1 (um) delegado/a a cada 70 (setenta) filiados filiadas/os eleitoras/es presentes em condições de votar/ser votado no momento da votação nas plenárias municipais ou intermunicipais.
OBS.: filiada/o eleitora/e é a/o filiada/o apto a votar e presente no momento da votação.
Qual é o valor de contribuição financeira da militância partidária para garantir a realização dos congressos estadual e nacional?
A arrecadação das contribuições financeiras será de responsabilidade das instâncias municipais para o diretório estadual e desse para o diretório nacional, no valor mínimo de R$25,00 por filiado (a) presente.
Os valores arrecadados referentes às contribuições congressuais deverão ser repassados à secretaria estadual de finanças no prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos anteriormente à realização do Congresso Estadual do PSOL MG.
Os filiados desempregados poderão reivindicar ao Diretório Municipal ou Comissão Provisória a isenção da contribuição congressual, e caberá à instância correspondente custear o referido valor.
Quem faz parte da Comissão Estadual?
A Comissão Estadual do VI Congresso Estadual do PSOL/MG é composta por: Pedro Henrique Ribeiro, Sara Azevedo, Danilo Bianchi, Lucas Nasser e Cézar Augusto. E em breve encaminhará maiores informações sobre o VI Congresso Estadual do PSOL Minas Gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário